sábado, 10 de outubro de 2009

Os senhores das moscas no FIBDA

A 20ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (Fórum Luís de Camões) abre as portas ao público no próximo dia vinte e três e decorre até dia oito de Novembro. O grafismo de apresentação é da autoria de Rui Lacas, autor português que no ano passado ganhou dois Prémios Nacionais de Banda Desenhada para as categorias de Melhor Álbum Português e Melhor Argumento. Como é habitual, muitos autores portugueses e estrangeiros estarão no FIBDA para apresentar os seus trabalhos e falar com os leitores. Entre os estrangeiros, destaque-se as presenças de David Lloyd, Cameron Stewart, Oscar Zarate, Karl Kerschl, Ramón Pérez e C.B. Cebulski.

A vinda de Stewart, Kerschl, Pérez (assim como de Cebulski) é uma iniciativa da Kingpin Books, que no âmbito do festival irá editar um álbum com trabalhos dos três canadianos, compilando em papel alguns dos webcomics de grande qualidade que são produzidos pelo estúdio TX Comics. Não percam a oportunidade de conhecer os trabalhos destes autores, também responsáveis por títulos como Seaguy, Marvel NYX: No Way Home e Flash.
No dia vinte e dois, Cebulski estará presente na loja da Kingpin Books para conduzir uma Master Class e avaliar portfólios. (Consultem o weblog de Mário Freitas, editor da Kingpin Books, para ficarem a saber todos os pormenores sobre estas e outras iniciativas.)

No que diz respeito à produção nacional, ela estará representada por Mucha, o meu novo álbum de banda desenhada, ilustrado por Osvaldo Medina e arte-finalizado por Mário Freitas.
Trata-se de uma história de horror, que marca o meu regresso à escrita de bd, seis anos depois da publicação de A Última Grande Sala de Cinema, álbum vencedor de uma bolsa de criação literária do IPLB/Ministério da Cultura em 2002. (Um regresso antecedido pela publicação da banda desenhada Rei Arenque, escrita por mim e desenhada por Richard Câmara, feita de propósito para o catálogo da 17ª edição do FIBDA e, entretanto, publicada no número onze da revista espanhola de banda desenhada Barsowia.)

A história de Mucha é negríssima e o Osvaldo e o Mário fizeram um excelente trabalho em recuperar o espírito e o grafismo dos velhos comics de horror da EC Comics. Pela minha parte, espero conseguir horrorizar-vos e, ao mesmo, tempo, fazer-vos pensar, pois é mesmo para isso que o Horror serve.
Poderão ver as pranchas originais deste trabalho e as do álbum A Fórmula da Felicidade, escrito por Nuno Duarte (Kingpin Books, 2008), numa grande exposição temática que, segundo me parece, contará com uma mosca gigante. O Osvaldo e o Nuno estão nomeados para os Prémios Nacionais de Banda Desenhada deste ano para as categorias de Melhor Desenho e Melhor Argumento, assim como o próprio álbum também se encontra nomeado para Melhor Álbum Português.

O lançamento de Mucha será no dia vinte e quatro (sábado), à tardinha, que é a hora em que as moscas se tornam mais mansas, à aproximação da queda do seu metabolismo por falta de açúcar. Em breve, darei mais pormenores, como os horários desta apresentação e das sessões de autógrafos.

(Entomólogos honorários: Eu, Osvaldo Medina e Mário Freitas.)