sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Exposição e autógrafos no 24º Amadora BD


Na próxima sexta-feira 25, abrirá ao público a vigésima quarta edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora - ou Amadora BD - no Fórum Luís de Camões. Este festival terminará no dia 10 de Novembro.

Este ano, os meus leitores poderão ver uma grande exposição dedicada à minha obra em banda desenhada, intitulada David Soares: O Acto da Escrita é Um Acto de Autor.
Esta exposição especial consistirá numa viagem pelo meu processo de criação de BD e nela ver-se-ão vários materiais referentes a diferentes etapas desse processo: desde apontamentos e esboços pré-argumentos dactilografados, passando por layouts (planificações pormenorizadas que faço de cada prancha) de diversos livros de banda desenhada que escrevi - como É de Noite Que Faço as Perguntas (Saída de Emergência, 2011. Desenhos de Jorge Coelho, João Maio Pinto, André Coelho, Daniel Silverstre da Silva e Richard Câmara), O Pequeno Deus Cego (Kingpin Books, 2011. Desenho de Pedro Serpa) e Palmas Para o Esquilo (Kingpin Books, 2013. Desenho de Pedro Serpa) - até, claro, os argumentos dactilografados, disponíveis para leitura.
De igual modo, estarão expostas pranchas originais de diferentes bandas desenhadas que escrevi, desde Mucha (Kingpin Books, 2009. Desenho de Osvaldo Medina e arte-final de Mário Freitas) até Palmas Para o Esquilo, assim como pranchas originais dos livros Sammahel (Círculo de Abuso, 2001) e A Última Grande Sala de Cinema (Círculo de Abuso, 2003) que escrevi e desenhei - evocando, desta forma, o período a solo da minha carreira na BD, para surpresa de leitores mais recentes que, provavelmente, ignorem que eu também desenho.
Todos os livros supramencionados estarão disponíveis para leitura na exposição.

Apesar da tónica ser colocada na minha obra em banda desenhada, mais surpresas, alusivas a outras facetas do meu trabalho, irão marcar presença; entre as quais um posto de escuta onde os visitantes da exposição poderão ouvir o meu segundo disco de spoken word Os Anormais: Necropsia De Um Cosmos Olisiponense (Necrosymphonic Entertainment/Raging Planet, 2012), que conta com produção e música de Charles Sangnoir (La Chanson Noire, Karuniiru). Os textos dos capítulos deste disco também estarão disponíveis para leitura. Quem me acompanha desde os primeiros anos lembrar-se-á que o meu primeiro disco de spoken word foi lançado em 2002 e intitula-se Lisboa, contando com produção e misturas de Fernando Matias (F.E.V.E.R., Mourning Lenore). 
David Soares: O Acto da Escrita é Um Acto de Autor será, no fundo, uma oportunidade única para o público, no geral, e para os meus leitores, em particular, descobrirem com maior profundidade um pouco dos bastidores de algumas facetas da minha obra, que faz treze anos de publicação ininterrupta.

Também estarei presente no Amadora BD para assinar exemplares dos meus livros, entre os quais o novo Palmas Para o Esquilo. Os dias e as horas em que poderão encontrar-me na zona dos autógrafos são os seguintes:
- Sábado 26 de Outubro, das 17H00 às 19H00
- Domingo 3 de Novembro, das 16H00 às 18H00
- Sábado 9 de Novembro, das 16H00 às 18H00

Vemo-nos por lá.